GABRIEL HAESBAERT
Desde 2019, Santa Maria e o resto do Rio Grande do Sul não vive o tradicionalismo na íntegra, em especial no mês de setembro, em que é celebrado o Dia do Gaúcho. No Coração do Rio Grande, após dois anos de atividades canceladas em função da Covid-19, finalmente, os tradicionalistas poderão voltar a demonstrar o orgulho pelo Estado no Desfile Farroupilha, na distribuição das centelhas da Chama Crioula, e em bailes e jantares da Semana Farroupilha. É o que garante o coordenador da 13ª Região Tradicionalista (13ªRT), Luiz Pozzobon Júnior.
A primeira atividade será ainda nesta semana, quando, em 10 de agosto, o Departamento de Cavalgada Tropeiros do Coração do Rio Grande, grupo formado por 30 cavalarianos da 13ª RT, seguirá rumo a Canguçu, cerca de 300 km de Santa Maria, que pertence a 21ªRT. No local, será gerada a Chama Crioula. Em 13 de agosto, sábado, às 9h, em Canguçu, os santa-marienses pegarão a centelha da chama e retornarão à cidade.
A chegada está prevista para o dia 25 de agosto. Nesta data, às 10h30min, haverá uma solenidade de chegada da chama e de abertura dos festejos, na sede da 13ª RT, no Parque Itaimbé, ao lado do Sesc.
Já em 13 de setembro, a mesma chama estará disponível, a partir das 9h, também na sede da 13ª RT, para que as 82 entidades, dos 17 municípios da 13ª RT, possam, mediante agendamento, pegar a centelha da chama, para levar para as sedes das entidades e começar os festejos. Das 82 entidades, 40 são de Santa Maria.
Leia também:
Santa-marienses e colegas de profissão se despedem de Sirmar Antunes, o Lanceiro NegroConheça o “Bê a Blá”, podcast que deve virar peça de teatroDuca, Henrique e Juliano, Alceu Valença, Vera Loca, Humberto Gessinger e Roupa Nova. Confira o serviço dos showsCom programação alusiva aos 53 anos da chegada do homem à lua, Planetário da UFSM recebe mais de 500 pessoasPrestes a chegar em Santa Maria, Luciano Szafir fala de família, longevidade e superação
Desfile
De acordo com Luiz Pozzobon Júnior, o desfile de 20 de setembro voltará aos moldes tradicionais e deve ser o maior já realizado. A atividade será pela manhã, a partir das 8h30min, e passará pela Avenida Medianeira, com cavalarianos, parte artística, cultural, e a volta do público.
Além disso, entidades também voltarão a receber o público em programações com jantares e bailes.
O diferencial do desfile deste ano é que ele não será competitivo. Inclusive, nesta edição, a 13ª RT vai oferecer para as 40 entidades de Santa Maria o Troféu Vida.
– Será para agradecer pelo retorno de todos com vida e com saúde. Apesar das perdas desses dois anos, precisamos celebrar a vida – explica o coordenador.
Além do Troféu Vida, a Câmara de Vereadores também irá oferecer uma honraria, o troféu Sepé Tiarajú, aos destaques, de acordo com o Legislativo municipal.
Homenagens
Em 2022, o homenageado local dos Festejos Farroupilhas será Alberi Pereira. Também receberá destaque aos dois peões que ganharam o concurso do Estado, Matheus Rodrigues e Matheus Saquete. O patrono dos festejos é Renato Pivetta, um senhor que cultiva o tradicionalismo há 93 anos.
Chama Crioula
10/08 – Departamento de Cavalgada Tropeiros do Coração do Rio Grande vai para Canguçu13/08 – 9h, em Canguçu, grupo pegara a centelha da chama e retorna, a cavalo, para Santa Maria25/08 – 10h30min, solenidade de chegada da chama e abertura dos festejos na sede da 13ª RT, no Parque Itaimbé, ao lado do Sesc13/09 – Chama Crioula em Santa Maria, estará disponível para as 82 entidades da 13ª RT, sob agendamento pelo WhatsApp (55 9 9706-2754)
Desfile
Quando – 20 de setembroOnde – Avenida MedianeiraHorário – 8h30minQuanto – De graça
Homenageados
Alberi Pereira da SilvaMateus Rodrigues e Matheus SachettRenato Pivetta
Leia todas as notícias